Eventos: E foi assim no UPLOAD LISBOA...


As novas tendências do digital, comunicação online, social media e publicidade, foram algumas das temáticas focadas na 3ª edição do Upload Lisboa, na Escola Superior de Comunicação Social, onde marcaram presença, este Sábado, cerca de 500 pessoas, entre curiosos, profissionais da área e estudantes.
Damon Crepin-Burr, Group Chief Creative Officer da FullSIX, protagonizou uma das apresentações mais aplaudidas do dia, com o tema “BRA(I)NDING - How to leverage human primal response patterns in your marketing”. Damon iniciou a sua apresentação afirmando que “o futuro do relacionamento entre as marcas e as pessoas não passa pela publicidade, nem pelo facebook”. Segundo o orador, a base para este tipo de relação deve assentar na ideia de que é mais importante ser digital, do que fazer digital e acrescenta que “as marcas têm de aprender a lidar com o facto de os clientes terem ganho voz e conseguirem fazer-se ouvir”.
Fazendo uma previsão evolutiva, Damon, afirma que “a natureza humana dinamiza a evolução digital” e que a seguir à era das Redes Sociais, que vivemos actualmente, segue-se um período caracterizado pelo domínio da Realidade Aumentada, na medida em que o digital terá cada vez mais impacto no ambiente físico. Damon prevê, ainda, uma fase que denomina de “Humano Melhorado”, em que o digital passa a ser parte integrante do corpo humano. A sua previsão vai até à era da inteligência artificial, com o digital a igualar a inteligência humana.
Das restantes apresentações, destaque para Eurico Nobre da OgilvyOne que, dentro de uma perspectiva voltada para as vendas, defende a troca dos quatro P’s do marketing pelos 4 E’s: “experience, everywhere, exchange, evangelism”. Afirma que “os consumidores já não confiam nos Marketeers” e que é essencial que as marcas percebam como funciona o processo de decisão dos consumidores no actual contexto digital. “Cada vez mais os consumidores são os donos das marcar e comunicam por elas, por isso é importante gerar experiências sociais que, por sua vez, dêem origem a conteúdos que façam as pessoas envolverem-se connosco”.
Ao longo do dia foram, também, objecto de exposição o papel do storytelling para uma comunicação eficaz neste período que o publicitário Edson Athayde denomina da “era da desatenção”, devido ao excesso de estímulos a que estamos sujeitos diariamente. e, ainda, a arte de criar conteúdos virais, por Armando Alves da FullSix e a aplicação do online no ponto de venda, por João Vitória, também da FullSix, entre outros temas.

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