Eventos: II Encontro Nacional de Tipografia
30 de Setembro de 2011, sexta-feira, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

A segunda edição do Encontro Nacional de Tipografia é um evento organizado pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA), através do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) e do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+).
Com o tema geral Contextos de Investigação e de Aplicação, esta edição da conferência tem como principal objectivo constituir-se como o centro de divulgação e discussão sobre a investigação e o desenvolvimento tipográfico em Portugal.
Surge na sequência do primeiro Encontro Nacional de Tipografia, realizado em Maio de 2010 na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria (ESAD.CR), onde se construiram as bases para que este acontecimento se mantivesse de uma forma itinerante entre as escolas de design nacionais.
Contando com a participação dos investigadores, alunos e docentes do ensino superior, assim como de profissionais das indústrias gráficas e dos media digitais, tem como objectivo o convívio e a troca de experiências, bem como a divulgação de trabalhos, para que os envolvidos articulem as diferentes áreas de aplicação e promovam a cooperação e evolução da produção tipográfica nacional.
Este evento procura contribuições académicas e profissionais originais, nos diferentes contextos de aplicação tipográfica, dos quais destacamos:
  • Design de Comunicação e Editorial;
  • Produto e Ambientes;
  • Aplicações Interactivas e Móveis;
  • Ensino, Teoria, História e Crítica da Tipografia.
Ou contribuições em áreas de estudo em que a reflexão crítica sobre as práticas, aplicações e desenvolvimento tipográfico sejam relevantes.

Um comentário:

  1. Tendo em conta os vários pedidos recebidos, o prazo de submissão de artigos foi alargado até ao dia 15 de Julho de 2011. Mais informações no site da conferência: http://entipografia.web.ua.pt/

    ResponderExcluir