Concursos: Concurso de Design Equipamento Urbano 2010/11

Destinado aos estudantes do Ensino Superior das áreas de Design, adequadas ao desenvolvimento do tema, esta iniciativa, baseada no conceito “Transformar o Velho em Novo”, pretende contribuir para a preservação dos recursos naturais através da promoção e viabilização de alternativas de concepção e promoção de Eco Design. Desta forma são dados incentivos para alternativas de produção com materiais provenientes das fileiras de reciclagem.
Com o tema que se apresenta nesta 3ª Edição do Concurso pretende-se criar nos futuros designers o acto de Pensar a Cidade, assimilar e transmitir a interacção entre o Espaço e o Homem, a escala e a funcionalidade da Urbe. Aliamos estas premissas ao desenvolvimento de novas práticas e condutas socialmente responsáveis e sustentáveis, incutindo uma atitude ambientalmente ética e consciente no uso de recursos naturais, minimizando o impacto de más práticas e políticas ambientais, com actuais efeitos nas alterações climatéricas e que todos nós sentimos.
Pretende-se, igualmente, um projecto sustentável capaz de seduzir o mais comum do cidadão, tendo em conta as necessidades especiais que o mesmo possa ter.
O desafio de projectar uma peça de equipamento urbano é tanto maior quando as exigências obedecem a critérios de sustentabilidade, funcionalidade, design, criatividade, inovação, versatilidade, técnicas construtivas e enquadramento urbano, tendo como pilares fundamentais aspectos sociais, ambientais e económicos, garantindo desta forma a sustentabilidade tanto da forma criada como da sua integração na Cidade do século XXI.

Esta 3ª edição do Concurso de Design decorre entre Outubro de 2010 e Junho de 2011.

Considerando o tema e objectivos desta edição, o Júri do concurso é composto por entidades de reconhecido nome das áreas de Ambiente, Urbanismo, Arquitectura, Design, Comunicação e Imagem. Dos projectos a concurso serão seleccionados dez projectos finalistas..

Consulte o Regulamento do Concurso e obtenha aqui a Ficha de Inscrição:

Regulamento do Concurso
Ficha de Inscrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário