Advertising:
Discussão sobre a polêmica campanha da Relish ganha mídia internacional

Virou polêmica nacional e internacional a recente campanha da grife italiana Relish. Notícia no mundo todo nos últimos dias, as peças mostram mulheres sendo abordadas agressivamente por policiais militares do Rio de Janeiro.

A campanha, que foi produzida em Ipanema, está espalhada por outdoors nas cidades de Nápoles, Bolonha e Milão. Como você já deve imaginar, a Riotur chiou e exigiu à embaixada italiana no Brasil a suspensão imediata da publicidade.

Relish campanha policiais

Antonio Pedro Figueira de Mello, Secretário de Turismo, afirmou em nota que “esse tipo de publicidade desrespeita não só a corporação da Polícia Militar como compromete a imagem do Rio de Janeiro e a dos próprios cariocas. É lamentável que fatos desrespeitosos e preconceituosos como esses ainda ocorram em pleno século XXI”.

Mas declaração sensata mesmo foi a da socióloga da Fundação Getúlio Vargas, Bianca Freire Medeiros: “Não é nem a primeira nem a última campanha publicitária a se valer desses elementos. Somos um paraíso tropical, mas também somos o lugar do risco e da violência. Gostemos ou não, precisamos admitir nosso quinhão de responsabilidade na produção e circulação dessa imagem de um Rio corrupto e violento”.

Relish campanha policiais

As fotos ilustram também o site da Relish, que divulgou já três comunicados a respeito da polêmica. Segundo a marca, “a mídia vem fazendo muito barulho por nada” e que “transformar a campanha em um incidente diplomático entre Brasil e Itália, só pode ser interpretado como um desejo de desviar atenção dos problemas mais graves do país.”

O CEO da Relish, Alessandro Esposito, declarou que as fotos são inspiradas no filme “Thelma & Louise”, e que a escolha do Brasil se deu exclusivamente pela época do ano (primavera/verão), condições meteorológicas e cenário.

É claro que as fotos são polêmicas, provavelmente era essa a intenção da Relish desde o início (esse papo de “Thelma & Louise” não cola), mas como esconder o fato e a fama da violência e do abuso policial não só no Rio de Janeiro, como no Brasil todo? Sim, é uma imagem péssima do país, mas a culpa não é de uma campanha publicitária.

No meio dessa discussão toda, a Relish saiu das ruas italianas para virar noticia no mundo inteiro. Se vende mais, não sei, mas provavelmente não serão esquecidos tão cedo.

Fonte: Brainstorm #9

Nenhum comentário:

Postar um comentário