ExperimentaDesign volta a Lisboa em Setembro

Após quatro anos de paragem, a ExperimentaDesign irá voltar a Lisboa em Setembro de 2009 com o tema It’s About Time. Para o lançamento, a companhia irá realizar o Warm Up ExperimentaDesign 2009, nos dias 5, 6 e 7 de Setembro deste ano. Além de um think tank curatorial, onde estarão presentes várias personalidades internacionais da arquitectura e do design, o evento terá como ponto alto a inauguração da primeira exposição mundial do arquitecto Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007 (na foto). A LX Factory, local onde irá decorrer a exposição, foi uma escolha pelo próprio arquitecto. “Peter Zumthor raramente se desloca. Tê-lo em Lisboa será um óptimo começo para esta bienal, que é uma das mais importantes exposições a nível internacional” disse ontem Guta Moura Guedes, directora da ExperimentaDesign, durante a conferência de imprensa de apresentação do projecto.

Após o Warm Up em Lisboa, a bienal irá passar por Amesterdão entre os dias 18 de Setembro a 2 de Novembro, com um orçamento de cerca de 2,1 milhões de euros. Os protocolos com a organização da ExperimentaDesign e as Câmaras Municipais de Lisboa e Amesterdão foram assinados em Abril, permitindo a edição da bienal nas duas capitais. A edição holandesa da Experimenta terá como tema Space and Place onde irão participar vários nomes do panorama internacional. “A base da escolha do tema foi tentar perceber de que forma é que as pessoas utilizam ou transformam o espaço próprio, da maneira que pensam que deve ser”, explicou Guta Moura Guedes.

Como aconteceu em Lisboa nas edições passadas, os artistas têm um briefing dado pela Experimenta, estando livres para apresentar os seus trabalhos. Um dos exemplos que segue o mote Space and Place será a construção de uma frase, no asfalto, por moedas de um cêntimo, num valor de 15 mil euros (orçamento dado para essa obra). A obra será filmada 24 sob 24 horas e terá uma observação sociológica, para perceber “como as pessoas podem mexer com o espaço urbano”, referiu a directora da bienal.

fonte: Meios e Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário