Livros: Low Cost



Sinopse:
"Neste livro, Massimo Gaggi e Edoardo Narduzzi olham para o papel de empresas como o Google, o Skype, a Zara ou a companhia aérea Ryanair para argumentar que a classe média está a desaparecer. Segundo os autores, a classe média está prestes a sair de cena depois de ter sido ao longo de mais de dois séculos a base da sociedade ocidental.
Desaparecidas as razões económicas, políticas e sociais que a tinham feito emergir, esta classe já não se consegue adaptar às transformações impostas pela globalização. O bastão do comando passa dos produtores para os consumidores. No seio da sociedade, toma forma uma classe indistinta, a classe das massas, que quer sobretudo consumir mais.
Trata-se de uma revolução insidiosa para a política, mas não deixa de ter contéudos democráticos. Nas suas bandeiras estão impressas as marcas de Ikea, Skype, Wal-Mart, etc.
É a revolução low cost produzida por um capitalismo capaz de normalizar tudo e mais alguma coisa, mas também de personalizar a sua oferta, condenando ao declínio a dispendiosa sociedade do welfare do pós-guerra europeu e desenhando um futuro low cost, mesmo para os serviços públicos."

Fonte: Brief do Lombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário