Prémios: WC minúsculo vale prémio internacional a aluna da ESAD

"Adaptable Washing"Casa de banho desenhada para uma área de um a dois metros quadrados. Dispensa banheira e a água sai do chão

Maria João Portugal foi parar ao curso de Design de Equipamento da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), em Matosinhos, por "mero acaso" e um empurrão dos testes psicotécnicos para as Artes. Mas não foi por mero acaso que a aluna de 22 anos venceu o concurso internacional de Desenho Industrial e Inovação, que decorreu em Valência, Espanha. Ao tema proposto - uma casa de banho para um pequeno apartamento - respondeu com uma solução inovadora um WC com dimensões muito reduzidas, pensado para uma área de um a dois metros quadrados, em que a água sai do chão em doses controladas por sensores para evitar o desperdício de recursos.

"Tentei minimizar ao máximo o espaço de banho porque a utilização urbana dispensa banheiras", explicou Maria João Portugal, que centrou a atenção no pavimento. "Normalmente, as canalizações andam no chão, por isso esta é a fonte de todo o espaço", acrescentou a estudante de 22 anos.

Maria João Portugal nunca experimentou tomar um chuveiro "ao contrário", mas garante que o sistema não é tão complicado quanto pode imaginar-se. "Já vi vídeos, é muito usado nos balneários de praia do Sul de França", refere. Na casa de banho que idealizou, a designer colocou ainda uma coluna, onde a sanita surge associada ao lavatório, apetrechado com um chuveiro extensível. Sobrou espaço ainda para um armário amovível. "Um projecto de casa de banho para um espaço mínimo habitacional para uma população urbana, jovem e nómada" é a forma como a criadora define a criação. O exterior do WC é revestido com uma película de cortiça de forma a "fazer a ligação entre o espaço higiénico e o espaço doméstico". No interior, a estudante fugiu dos brancos, mas optou por cores claras por considerá-las "mais higiénicas".

A criação, apresentada no formato de desenho a três dimensões, valeu-lhe o primeiro prémio, no valor de 2500 euros, do concurso internacional dirigido a estudantes e realizado no âmbito da feira internacional líder em Cerâmica para Arquitectura e Equipamento para Casa de Banho (Cevisama) que decorreu na cidade de Valência. Para trás, com o segundo e terceiro prémios, ficaram alunos de duas universidades espanholas (Escuela Técnica Superior de Arquitectura e Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona).

O concurso distinguiu ainda com menções honrosas de Design para Casas de Banho outros dois alunos da ESAD, nomeadamente José Manuel da Silva Filipe e Mariana Araújo Pimentel.

fonte: www.portoxxi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário