Prémio:Design: Prémio europeu Red Dot para candeeiro de iluminação pública português

Lisboa, 28 Fev (Lusa) - A coluna de iluminação pública 17º, desenhada por Francisco Providência, venceu o prémio internacional de design de produto Red Dot 2008, na categoria de iluminação e candeeiros, anunciou hoje a Larus, empresa que constrói e comercializa o equipamento.

De origem alemã, o galardão é atribuído por um júri internacional rotativo composto por designers profissionais prestigiados.

Os vencedores da edição deste ano foram escolhidos de entre 3203 propostas procedentes de 51 países e os prémios serão entregues numa sessão solene que se realizará na Opera Home, em Essen, na Alemanha, a 23 de Junho.

Francisco Providência é professor na Universidade de Aveiro, consultor do Centro Português de Design e colaborador da empresa Larus, que constrói e distribui a coluna de iluminação pública 17º (dezassete graus), com a qual tem vindo a desenvolver um projecto de internacionalização do design.

Esta é a terceira vez que os professores da Universidade de Aveiro são distinguidos com o prémio Red Dot e a primeira vez que a Red Dot reconhece o design de um produto de iluminação português, depois de distinguir em 2002 e 2007 Carlos Aguiar, na categoria 4, instalações sanitárias.

A Universidade de Aveiro tem apostado num projecto inovador na área da formação integrada de design, que abrange o ensino politécnico, as licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

Fundou igualmente uma unidade de Investigação em Design, com a Universidade do Porto, o Centro Português de Design e a ID+.

website: http://www.red-dot.de

fonte: www.rtp.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário