Ganha 1 Workshop de Tipografia Digital!

Envia um email com a tua participação para:
news@restart.pt ou para criativosonline@gmail.com
A ESAD – Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos), em parceria com a Galeria Mundo Fantasma (Porto), vai receber James Sturm no workshop Exploring Comics e na conferência Life in Comics.
O workshop vai ter lugar nos próximos dias 9,10 e 11 de Março, coincidindo este último dia com a conferência que decorre no auditório da escola, pelas 15 horas. Paralelamente, a Galeria Mundo Fantasma apresenta uma exposição de originais de James Sturm, inaugurada a 11 de Março, pela 18 horas.
O Remade in Portugal é um projecto que procura incentivar a criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide-se em 2 campos: pré e pós-consumo. Este projecto materializa-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional com o objectivo de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável.
O Remade in Portugal é a transposição para o panorama nacional de um projecto italiano denominado Remade in Italy, criado em 2004 pelo arquitecto Marco Capellini com a colaboração da entidade italiana Regione Lombardia.
O projecto Remade in Portugal procura promover, a nível nacional e internacional, o design português e a qualidade da produção nacional, divulgando o trabalho realizado por vários criadores e empresas portuguesas. É seu objectivo comercializar as peças produzidas e desenvolver, assim, o mercado de produtos de baixo impacto ambiental, tornando o eco-design acessível ao público.
Este concurso visa sensibilizar jovens licenciados em Design, até 35 anos, e empresas nacionais para a utilização de materiais reciclados e para uma prática profissional com preocupações ambientais.
Candidaturas devem ser entregues em mão, ou remetidas por correio, impreterivelmente até ao dia 6 de Abril de 2009, entre as 9h30-13h00 e as 14h30-18h00, na sede do Centro Português de Design.
Regulamento: www.cpd.pt | designers | concursos
![]() Ainda há pessoas com espírito inconformista e ainda bem. Quatro editoras (Chili Com Carne, El Pep, Groovie Records e Thisco), na ausência de espaço que satisfizesse as suas necessidades criativas, decidiram abrir um. Num cruzamento de loja de BD, vinís, livros e galeria, abre ao público a 5 de Fevereiro com festança, claro está. E não falamos só de álcool. Começa logo a abrir com o lançamento oficial do disco “Raridades, vol.1” (edição da Zerowork), exposição de bd e tape-turntablism de DJ Tijolo. E quem quiser Punks pode pedir ao Farrajota que ele desenha. Ah, e desenha com a mão esquerda. Não é canhoto, mas é adepto do Leftismo. Muito amor à arte para ir praticando ali pelos lados da baixa. São recomendadas visitas regulares para não deixar morrer estas boas iniciativas. onde Rua da Madalena, nº 123 Lisboa quando Inauguração: 5 | das 17h às 20h quanto |
A primeira edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas, iniciativa da Unicer e da Fundação de Serralves, tem como objectivo de premiar e apoiar projectos portugueses.
Dos projectos seleccionados, a maioria são da área do design. Os finalistas têm agora que elaborar um plano de negócios para atraírem investimentos que viabilizem a implementação dos seus projectos em Portugal.
Até ao fim de Maio será conhecido o vencedor que, além do prémio, contará com integração do projecto na Incubadora de Indústrias Criativas da Fundação de Serralves.
fonte: noticias.sapo.pt
Virou polêmica nacional e internacional a recente campanha da grife italiana Relish. Notícia no mundo todo nos últimos dias, as peças mostram mulheres sendo abordadas agressivamente por policiais militares do Rio de Janeiro.
A campanha, que foi produzida em Ipanema, está espalhada por outdoors nas cidades de Nápoles, Bolonha e Milão. Como você já deve imaginar, a Riotur chiou e exigiu à embaixada italiana no Brasil a suspensão imediata da publicidade.
Antonio Pedro Figueira de Mello, Secretário de Turismo, afirmou em nota que “esse tipo de publicidade desrespeita não só a corporação da Polícia Militar como compromete a imagem do Rio de Janeiro e a dos próprios cariocas. É lamentável que fatos desrespeitosos e preconceituosos como esses ainda ocorram em pleno século XXI”.
Mas declaração sensata mesmo foi a da socióloga da Fundação Getúlio Vargas, Bianca Freire Medeiros: “Não é nem a primeira nem a última campanha publicitária a se valer desses elementos. Somos um paraíso tropical, mas também somos o lugar do risco e da violência. Gostemos ou não, precisamos admitir nosso quinhão de responsabilidade na produção e circulação dessa imagem de um Rio corrupto e violento”.
As fotos ilustram também o site da Relish, que divulgou já três comunicados a respeito da polêmica. Segundo a marca, “a mídia vem fazendo muito barulho por nada” e que “transformar a campanha em um incidente diplomático entre Brasil e Itália, só pode ser interpretado como um desejo de desviar atenção dos problemas mais graves do país.”
O CEO da Relish, Alessandro Esposito, declarou que as fotos são inspiradas no filme “Thelma & Louise”, e que a escolha do Brasil se deu exclusivamente pela época do ano (primavera/verão), condições meteorológicas e cenário.
É claro que as fotos são polêmicas, provavelmente era essa a intenção da Relish desde o início (esse papo de “Thelma & Louise” não cola), mas como esconder o fato e a fama da violência e do abuso policial não só no Rio de Janeiro, como no Brasil todo? Sim, é uma imagem péssima do país, mas a culpa não é de uma campanha publicitária.
No meio dessa discussão toda, a Relish saiu das ruas italianas para virar noticia no mundo inteiro. Se vende mais, não sei, mas provavelmente não serão esquecidos tão cedo.
Fonte: Brainstorm #9
Taking a time off during your day is something really important to recharge your batteries after a long and sometimes stressfull work process. There are plenty things for you to do that will refresh your mind for the day. Perhaps catching a movie in your local movie theater."